ANSIEDADE ENGORDA?

22/12/2013 01:14
 
Ansiedade engorda


Além da angústia e da inquietação, os quilinhos a mais são os grandes vilões das mulheres ansiosas. Isso porque é comum que descontemos em alimentos como doces e massas o mal estar que este sentimento provoca.

 

Segundo a médica endocrinologista Cláudia Chan, essa preferência por alimentos calóricosliberam no cérebro, na área do circuito do prazer e recompensa (hipotálamo e núcleo accumbens), neurotransmissores que terão a função de ativar esta região.

Mas só por alguns instantes.

 

"A sensação de prazer geralmente é muito rápida e seguida do sentimento de culpa. É importante explicar que toda vez que consumimos este tipo de alimento, ocorre uma elevação da glicemia do sangue que depois cai abruptamente. E quando ocorre esta queda, dá fome, estabelecendo-se, assim,um mecanismo de ‘dependência’", conta a médica.

Apesar dos ansiosos comerem de maneira compulsiva, nem todos se tornam obesos. Isso dependerá de fatores como tipo de alimento consumido durante a crise, quantidade e tendência genética. Porém, pode trazer outros problemas: "A ingestão excessiva desses alimentos pode levar a alterações metabólicas, como colesterol e triglicérides elevados, ou até mesmo gerar alteração de glicose (açúcar do sangue) naquelas mulheres suscetíveis", alerta a endocrinologista.

Mas há uma forma bem saudável de controlar a ansiedade. Sabe qual é? Exercício! "Qualquer atividade física vai trazer benefícios. Estudos revelam que uma pessoa que se exercita três vezes por semana consegue reduzir bastante as ocorrências de ansiedade", explica Eloana Silvestrini Gandur, coordenadora técnica da Academia Curves do bairro da Aclimação, em São Paulo.

A ansiedade desencadeia a noradrenalina, substância que influencia o humor, o sono e a alimentação. Quando liberada, traz irritação, insônia e dificuldade de concentração. E a atividade física faz o efeito contrário, libera endorfina e deixa a musculatura do corpo mais relaxada, reduzindo casa vez mais as crises de ansiedade. "A pessoa não pode se exercitar mais de seis dias por semana, é preciso reservar um sai para o restabelecimento dos músculos e das articulações", orienta Eloana.

 

 

Exercícios físicos como aliado

 

Quem comprovou a eficiência dos exercícios para redução da ansiedade foi a executiva de vendas Simone Diniz, de 38 anos. Há dois ela chegou à academia Curves, em Belo Horizonte, pesando 114 kg. Hoje ela já perdeu 35 kg e fez cirurgias plásticas para tirar 3,9 kg de gordura e pele caída.

"Minha família sempre foi adepta a exercícios. E eu era avessa à academia. Até que minha irmã me convenceu a fazer exercícios. Logo no primeiro mês eu perdi cinco quilos", conta Simone. "Durante quatro meses seguidos fui a ‘Rainha da academia’, título dado às mulheres que mais emagrecem durante o período".


Aliando força de vontade, reeducação alimentar e exercícios físicos, Simone revela que hoje é outra pessoa. "Quando eu tinha picos de ansiedade eu chegava a comer uma caixa de bombom, sentia meu estômago embrulhar e colocava o dedo na garganta. Eu sabia que isso era errado, ma seu não conseguia mudar", revela.

Disposta a virar a mesa, Simone hoje tem prazer em fazer exercícios e comer corretamente. Percebeu aumento da autoestima e da confiança, melhora de pele e cabelo e a diminuição da ansiedade. "É uma luta diária, mas que vale a pena", afirma.

Por Juliana Falcão (MBPress)

 

A ansiedade engorda e pode chegar, inclusive, à obesidade mórbida

ansiedade engorda e faz você ficar obesa, sabia? Já falei aqui no Like a Make sobre alguns distúrbios alimentares como a Bulimia e a Anorexia, e falei sobre a ansiedade . Não sou psicóloga, não sou especialista, mas gosto de procurar saber a respeito desses assuntos e acho que não custa nada compartilhar com vocês.

A ansiedade engorda e faz você ficar obesa, bulimia, anorexia, distúrbio alimentar

Procurando entender como lidar melhor com a ansiedade e o porquê como pouco, não tenho tanto apetite e mesmo assim me mantenho muito acima do peso e sinto uma grande dificuldade de emagrecer, eu encontrei alguns textos dizendo que a ANSIEDADE ENGORDA.

Como a ansiedade é: Sensação ou sentimento que vem antes de algum perigo real, que já podemos ser vítimas, ou um perigo imaginário; quando a gente começa a se preocupar com algo que nem é grave, mas aquilo se torna um peso enorme nas nossas costas.

ansioso costuma ficar inquieto com comportamentos corriqueiros que geralmente interferem no nosso dia a dia, e acaba assim interferindo na alimentação . Quando isso acontece, algumas pessoas acabam tendo distúrbio alimentar com uma superalimentação para amenizar alguma situação, algum sentimento desagradável.

É assim, a pessoa fica estressada, sozinha, angustiada, medrosa, ansiosa, com raiva, dorme pouco e acaba compensando na comida, como se fossem passar esses sentimentos e assim consegue apenas o sobrepeso a caminho da obesidade, devido ao excesso de comida, de petiscos, de guloseimas, de doces, balas e tal.

A pessoa começa a ter comportamento de gordo, de obeso e agir como tal, e quando desperta está com um sobrepeso difícil de perder. .
Geralmente a pessoa que tem isso deve procurar um psicólogo, uma terapia, uma atividade física que seja do seu agrado e não aquela que apenas emagrece, e também aprender algumas técnicas de relaxamento, Ioga, aprender a controlar a respiração.

Assim ela vai começar a se acalmar, a se estabilizar e seu apetite, o distúrbio alimentar será controlado e o peso voltará ao normal.
Você acha que é fácil? Não, não é. Mas não podemos desistir de nós mesmos. Depois de Deus, somo a pessoa mais importante de nossa vida, temos que ser o nosso melhor amigo.
Tenho tentado sempre lidar com a ansiedade , controlar, fazer por onde. Tem fases que tenho um grande progresso, tem fases que não tem progresso nenhum, mas não posso desistir de mim.

Gente, é apenas um toque, um alerta. Às vezes a gente ouve de um especialista algo e não damos razão nem atenção, mas às vezes uma pessoa leiga em tal assunto, consegue usar a palavra certa, na hora certa pra nos ajudar.

 

Marilene Sales

A ansiedade engorda e faz você ficar obesa, bulimia, anorexia, distúrbio alimentar